quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Panqueca vegana
















De fato, não tenho tido sucesso na minha tentativa de ser vegetariana ou, pior ainda, vegana. Sinto-me mal e incoerente com isso. Mas decidi não me cobrar tanto, por enquanto. Mas quando vou pra cozinha não tenho nenhuma vontade de fazer pratos não vegetarianos. Pelo menos isso! :-)

 Eu já tinha tentado fazer massa de panqueca vegana outras vezes, mas essa sem dúvida ficou muito boa e publicável!

Tudo começou porque resolvi fazer um leite de aveia para experimentar. Achei que ficou meio aguado e não curti para beber puro ou com chocolate em pó... talvez tenha errado a mão. Mas o fato é que o que sobrou virou uma deliciosa receita de panqueca!

Para o leite de aveia a receita que usei foi (da Revista dos Vegetarianos):
"Hidrate 1 copo de aveia de um dia para o outro. Bata no liquidificador com 4 copos de água e coe."

Para a panqueca usei aproximadamente 400 ml do leite, mas sem coar, aproveitando a aveia. Acrescentei 6 colheres de sopa cheias de farinha de trigo integral, 1/2 colher de sobremesa de sal, dois dentinhos de alho orgânico, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sobremesa de fermento químico. Como tentativa para substituir o ovo usei uma colher de farinha de linhaça misturada a um dedinho de água e esquentada no micro-ondas por 20 segundos. Parece que deu certo! :-)
Bati tudo no liquidificador e fritei as panquecas numa frigideira antiaderente com um fiozinho (inho mesmo!) de óleo em cada.

Desde criança eu AMO massa de panqueca! Só a massa mesmo! Mas para incrementar servi com azeite de manjericão que fiz apenas misturando o azeite com manjericão fresco picado. Claro que se deixar a mistura descansar por um tempo, tipo de um dia para o outro, o azeite fica mais saboroso. Mas eu não queria esperar!

No dia seguinte, a panqueca serviu de base para uma saladinha de alface, cenoura e palmito, regada com o azeite que sobrou e sal apenas. Booom!

Um comentário:

  1. Muuuuuuuito massa!! ("massa", sacou, sacou :)??)

    As fotos deram água na boca! Show de bola... Fiquei com vontade, vc agora vai ter que fazer quando eu for aí :).

    Eu já tentei fazer esse leite de aveia, tb não curti mto, mas dever ser ótimo pra massa de panqueca. Se vc ferver um pouco a aveia na água, dá meio que o mesmo efeito da linhaça, fica meio gosmento e deve servir pra dar liga.

    Bjos!

    ResponderExcluir