domingo, 21 de agosto de 2011

Beterraba ao forno
















Uma das grandes dificuldades de ter dietas diferentes das consideradas comuns é comer fora de casa. E isso inclusive desencoraja muitas pessoas que não curtem cozinhar a mudar os hábitos... Recentemente estive na Austrália e na Nova Zelândia e o que mais me impressionou por lá foi que absolutamente TODOS os restaurantes tinham opções vegetarianas!!! E GRANDE PARTE tinham opções veganas no cardápio. Acho que aqui no Brasil até que isso tem melhorado, mas tá bem longe do ideal...

Outra coisa que eu reparei foi que: quando você diz que tem uma restrição alimentar, tipo: "eu não como queijo", ninguém te olha como se você fosse de outro planeta!!! Ao contrário, as pessoas fazem de tudo para solucionar o seu "problema". Isso pode parecer uma coisa boba... Mas pra quem recebe uma careta toda vez que explica de que jeito come, é muito chato!!! Uma, duas vezes, tudo bem, mas 100 caretas já começa a irritar... hehehe...

Enfim, mas para quem gosta de cozinhar, aí vai uma receitinha fácil que pode ser feita com vários outros vegetais, tipo batata, cenoura, abobrinha, brócolis etc. Além disso, é uma ótima dica para quem acha que descascar beterrabas não é a coisa mais prazerosa do mundo.

Lavei as beterrabas e embrulhei em papel alumínio junto com uma cabeça de alho cortada na ponta, um galinho de orégano fresco, sal, pimenta e azeite. Coloquei o embrulho numa assadeira e levei ao forno por aproximadamente 40 minutos. Depois de cozidas, esperei um pouco para as beterrabas esfriarem e aí sim retirei a casca! Beeem mais fácil! O único inconveniente é ter que esperar esfriar um pouco pra não queimar os dedinhos! :-)

Na hora de servir, quem gosta pode espremer o alho sobre as beterrabas. Hummmm!

OBS: post inspirado em conversa com minhas/meus queridas/os amigas/os no Kawabanga em São Carlos! :-)

3 comentários: