quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bolo de castanha-do-pará vegano
















Acho que todo mundo já entendeu que o desperdício nos programas de culinária me incomoda profundamente... Mas eu não digo apenas das pessoas tirarem cascas e sementes em excesso, ou não aproveitar talos e folhas... o que mais me incomoda é que a pessoa pega um ingrediente, coloca num potinho, joga na tábua, depois volta pra outro recipiente, depois põe na panela, depois no prato e cada vez que faz a transferência da comida deixa metade dela no pote anterior!!!! Qual é o problema de raspar o potinho? De deixar cair a última gota de molho ou de azeite?!?! Isso sem falar em toda a louça pra lavar depois!!! Imagino que quem faz isso não lave a louça depois... É por isso que uma das melhores aquisições que eu fiz foi um pão-duro!!! Pra quem não conhece, trata-se de uma espátula bem flexível e milagrosa que ajuda a você tirar TUDO de um lugar e passar pra outro! E custou 1 real!!! E é especialmente útil para bolos, massas de liquidificador e coisas parecidas...

A receita de bolo de castanha-do-pará eu adaptei da Revista dos Vegetarianos. Usei:

1 xícara e meia de farinha de trigo comum
1 xícara e meia de farinha de trigo integral
2 xícaras de açúcar (melhor se for demerara e orgânico)
1/2 xícara de óleo (usei de soja, mas pode ser de milho que é mais saudável)
2 xícaras de água
1 xícara e 1/4 de castanha-do-pará moída no liquidificador (1/4 é para cobrir o bolo depois)
1 colher de sobremesa rasa de fermento químico
1 colher de sobremesa rasa de bicarbonato de sódio

Em uma tigela, juntei as farinhas, o açúcar, a água e o óleo e misturei até ficar homogêneo. Depois, acrescentei 1 xícara da castanha, o fermento e o bicarbonato e incorporei à massa delicadamente. Assei em uma forma untada com óleo e farinha e em forno pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos (até espetar um palito no meio do bolo e ele sair limpo).

Para cobrir o bolo, fiz uma espécie de calda com açúcar, canela e água (sem medidas definidas!). Fiz furinhos no bolo ainda quente (aproveitando o palito do teste de cozimento, hehe), joguei por cima a calda e o 1/4 de xícara de castanha moída reservado para esse fim.

Uma das coisas que têm me impressionado nesses bolos veganos é a facilidade para fazer: é só misturar tudo e pronto! Não precisa de batedeira, nem de liquidificador! E fazem sucesso, garanto! :-)

3 comentários:

  1. Mto da hora, Mayla!!

    Eu tb me impressionei com os bolos veganos, mas mais pela questão de como é rápido lavar as coisas depois. Tem mto pouca gordura, então só a água já dissolve quaese tudo na moral!

    E eu tb comprei um pão-duro e foi minha melhor aquisição na época... Gastei 3 conto (é, o custo de vida aqui é + alto!) e, nossa senhora, o bagulho é uma maravilha!! Eu sabia que ajudava a aproveitar melhor o que fica no fundo, mas só qdo usei é que percebi isso que vc falou: é uma beleza pra lavar a louça depois!!


    Adorei a receita, ainda mais que eu tenho todos os ingredientes aqui! Se eu animar, vou fazer nesse fds...

    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Vim do futuro e vou fazer, obrigadoo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, eu também não gosto de desperdicios na cozinha, congelo os legumes que estragam mais rápidos, talos viram sopas, uso fout pra bater od bolose, e espatúlas de silicone emborachada pra raspar.
    bolos veganos além de saudavéis, são rapidos de preparar, sem sofrimento dos animais

    ResponderExcluir