segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bruschetta

Essa é uma ótima opção para quando você não tem quase nada em casa e mesmo assim quer fazer alguma coisa diferente... A receita original leva apenas tomate e manjericão, por cima de um pãozinho italiano - que pode muito bem ser outro. Isso mesmo, eu não esqueci do queijo parmesão por cima NÃO! Acontece que a receita original não leva queijo. Uma vez fui a um restaurante italiano bem tradicional e o garçom explicou que a mania de colocar queijo por cima de tudo é brasileira e não italiana! AH! Fiquei tão feliz com essa informação! Lá eles serviam bruschetta sem queijo por cima sem eu precisar pedir para que fosse assim! Quem disse que eu não posso comer comida italiana, hein?? :-)

Bom, mas é claro que eu também tive que mudar a receita original, uma porque eu não consigo seguir uma receita à risca e outra, porque eu não tinha manjericão em casa.. mas tinha hortelã fresco! Deu super certo!

Usei dois pães franceses cortado em fatias no sentido longitudinal - na direção do maior comprimento
Um tomate
Meia cebola média

Piquei o tomate e a cebola em cubinhos, misturei os dois e temperei com um pouquinho de azeite, sal, pimenta do reino e um mix de ervas. Além disso, acrescentei folhas de hortelã frescas picadas. Coloquei  essa mistura por cima das fatias do pão e levei ao forno por uns 15 minutos - mas esse tempo deve variar para cada forno...

Depois de retirar do forno, reguei cada fatia com azeite extra virgem. Deixei para colocar a maior parte do azeite depois porque, pelo que sei, o azeite só é gordura boa enquanto não vai pro fogo...

3 comentários:

  1. Mayla-- Gostamos muito de bruschetta por aqui tambem! Prefiro passar alho puro nas rodelas de pao, e tostar-las sozinhas por alguns minutos. E dai, por em cima a mistura de tomate, manjericao, cebola, alho e azeite, sal e pimenta. Sem queijo, e claro! Nao precisa de queijo nessa delicia!
    Quer vir pra Pennsylvania para cozinharnos juntas?

    ResponderExcluir
  2. Acho que é mesmo mania de brasileiro pois aqui bruschetta não tem queijo e talvez por isto é servida na temperatura ambiente. O tomate não é esquentado, só o pão ligeiramente torrado. Gostei da invenção da hortelã! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Hum..... será que fui eu que inventei de colocar o tomate no forno?!?! hehehe... Muito legal a idéia do alho também... E, é claro que eu gostaria de ir pra Pennsylvania, ainda mais pra cozinhar!!! hehehe... quem sabe um dia dá certo, ne?!?!!? :-) Obrigada pelos comentários! Beijão pras duas!

    ResponderExcluir