terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sopa de ervilha deliciosa!!!

Ultimamente um dos passeios que mais me agradam é ir ao mercado! Estive nesse fim de semana no Mercado Municipal de Campinas - passeio organizado pelo meu irmão.. e fiquei alucinada com tantas sementinhas diferentes, castanhas, frutas secas etc etc... Entre outras, uma coisa tão simples me encantou: ervilhas! E olha que a sopa ficou boa mesmo, a melhor que eu já fiz! E foi assim:

Eu não escolhi, mas lavei as ervilhas num escorredor... não sabia se precisava ou não, mas achei que devia lavar e não escolher! Fritei vários dentinhos de alho orgânico, o equivalente a 2-3 dentes de alho "normais" em uma colher de margarina, porque era a única coisa para fritar que eu tinha em casa. Coloquei a ervilha na panela, dei uma fritadinha nas sementes, como se fosse arroz, acrescentei água cobrindo os grãos com uns 2 dedos e deixei cozinhar por quase uma hora. Ao longo desse tempo, tive que acrescentar mais água, previamente deixada para ferver para esse fim. Também acrescentei sal e noz moscada ralada na hora. Depois de desligar o fogo, deixei esfriar um pouco, bati tudo no liquidificador, em pequenas quantidades para não fazer pastiche!!

Usei 500g de ervilhas secas, porém isso deu muuuuuito creme. Separei metade para congelar, do jeito que estava. Na mesma panela em que eu fiz a sopa, para economizar louça-pra-lavar-depois (técnica aprendida com a Mama!), coloquei mais uma colher de margarina e um pedaço de bacon cortado em cubos. Depois que o bacon estava frito, a metade não congelada do creme de ervilhas voltou para a panela. Experimentei, e achei que poderia por mais sal e noz moscada, muita noz moscada!

A sopa foi servida acompanhada de um sanduíche de (meio)metro, também delicioso, preparado pela minha mãe. Eu disse que ela tem que postar a receita aqui! :-)



O único porém que encontramos foi que o bacon ficou meio borrachóide.. Acho que eu devia tê-lo fritado por mais tempo. Além disso, os vegetarianos podem dispensá-lo sem grandes prejuízos. Aliás, a metade congelada, sem bacon está esperando o irmão vegetariano para um jantar aqui em casa! ;-)

2 comentários:

  1. É nóis na fita! Ainda vou degustar esse baguio aí.
    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Má, sabia do seu blog, mas nunca tinha me entretido muito tempo nele. Hoje fiz isso e meu, PARABÉNS! É muito útil, além de uma delícia de ler. Você é uma fofa e ótima cozinheira! :)
    Ah, postei aqui, porque hoje me inspirei no seu caldo e to fazendo aqui, depois conto que que deu! hehehehe
    bjão

    ResponderExcluir