domingo, 14 de novembro de 2010

Café da manhã hippie - Chapati

Acabo de descobrir via google que o chapati é um pão indiano e que se escreve com CH! Eu aprendi a fazer com um pessoal hippie que conheci e por isso, pra mim, ele é um pão hippie! Eu acho delicioso, facílimo de fazer e uma ótima opção para o café da manhã quando o pão acabou! É um pão crocante, sem gordura, feito com várias farinhas e sementinhas - nutritivo e saudável! O único porém é que fica delicioso com manteiga por cima!

Eu sempre fiz tudo no olhômetro e com o que tinha em casa... mas hoje tive que medir para postar no blog! E justamente hoje eu tb não tinha farinha integral em casa, então compensei com aveia... Eu fiz assim:


Em uma tigela juntei:
3 colheres de sopa cheias de farinha de trigo branca
1/2 colher de sopa de farinha de milho
2 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de semente de linhaça
1 colher de sopa de gergelim preto
4 colheres de sopa de água filtrada

Misturei tudo, primeiro com uma colher, depois com a mão na massa. A idéia é ir acrescentando farinha ou água aos poucos até que a massa desgrude facilmente das mãos. Com ela, fiz quatro bolinhas que abri com rolo de macarrão formando um disco, como uma panqueca ou um pão sírio. Sem colocar nenhum óleo na frigideira, mas usando uma antiaderente, coloquei os discos para "fritar", de um lado e do outro. Acho que a maior dificuldade é ponderar o momento em que a massa já cozinhou e e ainda não queimou. Quanto mais fininhos forem os discos, mais crocante fica o chapati! Acho que essa quantidade é boa para uma pessoa - eu pelo menos comi tudo sozinha! Além da manteiga, pode ser servido também com coalhada seca ou outro patê.

Algumas observações: 
Até a semana passada eu não tinha rolo de macarrão. Sempre abri a massa de chapati usando um copo!!! Também já vi o pessoal hippie usando um cano de PVC. Funciona perfeitamente! E se vc estiver acampando e não tiver nada disso, abre com a mão que tb dá certo!!!!

Você pode usar as farinhas que quiser ou as que tiver em casa. Bom mesmo e mais tradicional é usar farinha de trigo integral no lugar da branca. A farinha de milho é totalmente invenção da minha cabeça! Pode ser dispensada ou, aumentando sua quantidade, o chapati fica mais amarelinho e com gostinho de salgadinho de milho! 

Eu aprendi a fazer chapati no fogão a lenha... é oooooooutra coisa!!!!!! Se você tiver a sorte de ter um, aproveite!

3 comentários:

  1. Legal, Mayla!
    Parabéns pelo blog!
    Continue com as boas ideias, que a gente vai lendo... e derepente vamos animar pra fazer um desses dias... haha.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Má, amei seu blog!!! Tenho muito orgulho de vc!! Tenho muita saudade sempre...

    ResponderExcluir
  3. Uhhhuuuullll!!!
    Mayla, qdo vamos ter outra dinner party na sua casa pra eu provar das suas receitas??
    Adorei essa do pão hippie!! Vou fazer hj!! ;)
    Beijo

    ResponderExcluir