quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prato de ano novo: risoto de camarão

Bem, esse prato não é econômico, nem sustentável e também não é a coisa mais saudável do mundo... MAS.... também acho que datas especiais merecem comidas especiais! Antes de preparar, eu procurei algumas receitas, mas... decidi fazer a minha, que foi assim:




400 gramas de camarão limpo - sem casca e sem tripa (precisa dar uma última limpadinha, mas é muito prático!)
Um limão
Sal
Dois dentes de alho picadinhos
Duas colheres de manteiga sem sal
Um pouco de azeite
Meia cebola grande beeeem picadinha
Um tomate bem picadinho
Aproximadamente 300 gramas de arroz para risoto (isso deu muito risoto! Umas 8 porções de gente gulosa!..)
O resto de champagne do dia anterior (mais ou menos 1/2 copo, pode ser vinho branco, claro!)
Um tabletinho de caldo de legumes + um saquinho de tempero para arroz dissolvido em aproximadamente dois litros de água
Duas colheres de creme de leite
Cebolinha para decorar


Primeiro eu deixei o camarão no tempero de limão, alho picadinho e sal por mais ou menos uma hora. Como eu comprei o camarão limpo, não tinha como fazer o caldo de camarão com as cascas e cabeças, então a solução foi: refoguei o camarão na manteiga e um pouco de azeite por três minutos (sim, é muito rápido, senão o camarão fica duro!). Quando coloquei o camarão na panela pra refogar acrescentei todo o caldinho que ele soltou na marinada. Depois, retirei apenas o camarão da panela e acrescentei o líquido restante em outra panela em que já havia dissolvido o tablete de caldo de legumes e o saquinho de tempero pronto para arroz. Esse foi então o caldo que usei para cozinhar o risoto. 

Ainda na mesma panela do camarão, acrescentei mais uma colher de manteiga e um pouquinho de azeite, fritei a cebola e depois juntei o tomate picado. Acrescentei o arroz, e em seguida o champagne. Depois da bebida reduzida, fui acrescentando o caldo aos poucos. A partir dessa fase não se pode mais parar de mexer pois senão o arroz gruda no fundo da panela. Quando o arroz absorve todo o caldo é hora de colocar mais. Assim foi, até o arroz ficar al dente, o que coincidiu com o término do caldo. No final, misturei os camarões cozidos e duas colheres de creme de leite. Por cima, joguei a cebolinha picada.


HUM.... FELIZ ANO NOVO! :-)

Um comentário: