quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Arroz integral com abobrinha vegano



Combinei com o meu irmão, vegetariano, quase vegano, de fazer pelo menos uma refeição vegana por semana. Não comer carne é fácil perto de não comer carne, leite, ovos, mel.... beem difícil. Atualmente eu penso que eles são um pouco radicais. Mas também eu penso que várias coisas que são radicais hoje podem não ser daqui um tempo. Eu concordo com toda a crítica em relação aos maus tratos dos animais, principalmente em relação ao sistema de produção. Porém, não acho que os seres humanos não deveriam se alimentar de outros animais. Acho que deveríamos é inventar novas formas de produzir esses alimentos, causando o menor sofrimento possível.

(Para quem quiser saber mais sobre o veganismo aqui tem um vídeo bem bonitinho sobre o assunto, o filme Vegana, produzido pelo Instituto Nina Rosa).

De qualquer forma, se eu fizer pelo menos uma refeição vegana por semana já estou contribuindo com alguma coisa. Além disso, não usar nada de origem animal obriga você a ter idéias novas e fazer comidinhas diferentes e gostosas! A receita que fiz essa semana foi para aproveitar o recheio da receita passada (eu fiz o dobro do que escrevi, metade usei lá e a outra metade aqui, no dia seguinte hehe..).

Fiz assim:

Misturei em uma tigela: meia abobrinha ralada, um quarto de cebola e meio tomate picadinhos. Juntei um punhado de uvas passas e temperei com gersal (sal + gergelim) e mais um pouco de sal.

Refoguei essa mistura em um fio de óleo de milho, acrescentei duas xícaras de arroz integral e deixei fritar um pouco (minha mãe disse que a mãe dela dizia: o arroz quanto mais fritar, melhor fica. Então eu sigo esse mandamento, porque vó e mãe entendem de cozinha!).

Acrescentei água até passar mais ou menos dois dedos do arroz. Coloquei mais um pouco de sal, mexi e deixei cozinhando por meia hora. Sei que todo mundo diz que precisa usar água quente pra fazer arroz, mas eu nunca usei e sempre deu certo. Além disso, coloco a água no olhômetro e vou experimentando pra ver quando está bom. Quando a água seca eu coloco mais um pouco. O que eu sigo à risca é não mexer durante o cozimento. Se precisar de mais sal, dissolvo antes num copo com um pouco de água e jogo por cima do arroz cozinhando..

No prato, polvilhei o arroz com gersal e servi com salada de alface e um tomatinho cereja. Muito bom! :-)

4 comentários:

  1. =D

    Quando é que vai ter essas coisas no fds pra eu ir experimentar?

    ResponderExcluir
  2. Só para colaborar, o ditado correto é: arroz, quanto mais se frita, mais gostoso fica. Quanto à autoria, só sei que ouvi isso em casa. Porém, não tenho certeza de que veio da minha avó. A tia Cleide é que deve saber.

    ResponderExcluir
  3. Que eu saiba, não era da sua vó e sim da minha!!! :P

    ResponderExcluir
  4. Ah, desculpa! De qualquer forma, arroz bem fritinho é bom mesmo, né? Aliás, seu arroz é sempre ótimo, seja integral, branco, risoto...!

    ResponderExcluir