domingo, 31 de outubro de 2010

Conserva de limão e ovo no ramequim

Assisti a esse vídeo do Mark Bittman na TV Estadão, e corri pra cozinha pra fazer o teste. Eu achei muito interessante! Mas tem que gostar mesmo de limão!! Só que é claro que a minha conserva saiu à la Mayla, ou seja à la o-que-temos-na-cozinha. Eu fiz assim (com a ajuda do Leonardo, que foi quem me mostrou o vídeo!):

Como não tinha limão orgânico, muito menos limão siciliano, raspamos a casca de um limão comum, taiti. Cortamos em cubinhos e colocamos num pote de vidro com duas colheres de café de açúcar e duas colheres de café de sal. Tampamos, chacoalhamos e deixamos descansar por 20 minutos.





Servi por cima de uma saladinha de folha de alface cortada em tirinhas. Junto com a salada, preparei uma receita muito simples e gostosa que eu descobri em algum site que já não me lembro porque faz muito tempo. Trata-se de um ovo feito no forno. A receita original leva creme de leite, dessa vez eu usei iogurte e achei que não deixou nada a desejar. 

Coloquei dois ovos caipiras em um ramequim. Por cima, duas colheres de iogurte natural feito em casa, sal, azeite e orégano seco. Coloquei o ramequim no forno pré-aquecido, dentro de uma assadeira com água por mais ou menos 40 minutos. Nesse tempo, a gema ainda estava molinha, mas a clara tinha endurecido. Saboreei com a salada de alface com conserva de limão e torradinhas integrais (essas, industrializadas!).








2 comentários:

  1. Muito Legal Mah. Saiu no improviso e é uma receita bem rápida heim! E alternativa também.

    ResponderExcluir
  2. Eu comi a conserva depois de alguns dias.. achei beeeeeeeeem amargo!!! Acho melhor fazer com limão siciliano mesmo!!!

    ResponderExcluir