domingo, 24 de outubro de 2010

Experimentando...


Estou numa fase gourmet e resolvi experimentar ter um blog também. Tenho que confessar que essa inspiração veio do blog da Ana Elisa, mas penso que nunca chegarei à qualidade do dela, porque ela é profissional! :-)

Eu sempre tento aproveitar ao máximo cada talinho de verdura e raspar todo o pote por horas até não sobrar nada.. e acho um absurdo o desperdício enorme dos programas de culinária. Isso eu devo ter aprendido com a minha vó que também é assim! Às vezes eu me ferro com isso.. pq quero aproveitar alimentos inaproveitáveis! Mesmo assim ainda nao desisti de não jogar comida fora! Outra coisa que tenho tentado fazer é comprar alimentos orgânicos. Vou a uma "feirinha" que acontece toda semana e compro direto do produtor! Inclusive ovos caipira e pães muito bons e integrais de verdade (os industrializados tem uma quantidade minúscula de farinha integral..)! Ah.. outra coisa com o que me preocupo é com a economia... isso porque eu não tenho dinheiro para comprar coisas absurdamente caras... e também não tenho uma cozinha equipada (AINDA!), então preciso me virar com o que está disponível!

Por fim, apesar de ser simpatizante dos vegetarianos, eu adoro comer carne! Mas tenho uma restrição muito séria e inexplicável: eu não como queijo. Apenas pão de queijo - que eu adoro e por isso a restrição é inexplicável, mas só. Eu não tenho alergia... nem nada... eu tenho uma repulsa imensa e não consigo colocar queijo, em todas as suas formas, na boca nem que me paguem! Alguns dizem que é frescura e eu assumo: é mesmo e pretendo viver com ela pro resto da minha vida apesar dos transtornos que isso me causa e do apelo de muitos para que isso não ocorra.

A idéia é compartilhar com quem quiser ler esse blog as minhas experiências culinárias... Ultimamente tenho tido mais erros do que acertos - o que me deixa muito irritada!!! Mas vou colocar aqui apenas as coisas que, na MINHA opinião, deram certo! hehehe :-)

A foto aí de cima é o meu primeiro "prato gourmet". Fiquei muito feliz em comprar pratos quadrados! Fazem qualquer coisa parecer gourmet! E outra coisa que eu achei muito charmosa e descobri há pouquíssimo tempo foi o ramequim - pra quem nao sabe, esse potinho de cerâmica que vai ao forno.

Nem sei se deveria falar da receita desse prato, mas é que eu achei a foto tão bonita que não queria deixar de publicar como primeiro post! Aliás, foi meu namorado - o Leo - que tirou a foto. Além disso ele é a minha principal cobaia.

No ramequim temos suflê de cenoura (receita do meu caderninho que tenho desde a adolescência). Eu fiz metade da receita, o que deu certinho para dois ramequins pequenos.

Eu fiz assim:

4 cenouras orgânicas (elas são beeem menores do que as "normais" do supermercado, tipo 1/3 dessas)
Alecrim desitratado (porque eu AINDA não tenho meu canteirinho de ervas)
1/2 colher de margarina
2 gemas e 2 claras de ovos caipira (tb bem menores do que os não caipiras ou os caipiras do supermercado)
1 colher de suco de limão
sal e pimenta

Pré-aqueci o forno e untei os ramequins com a margarina. Descasquei as cenouras, cortei em pedaços grandes e cozinhei no microondas (para não perder os nutrientes na água) por mais ou menos 6 minutos. Processei as cenouras cozidas com o alecrim utilizando um mixer, até virar um purê. Em outra tigela, bati as gemas e misturei o purê a elas, junto com pitadas de sal e pimenta. Bati as claras na mão, com um fuê (nem sei se é assim que escreve!), até eu cansar - a idéia é que sejam claras em neve. A receita fala pra colocar suco de limão e sal para firmá-las e eu coloquei (antes de bater). Juntei as claras pseudo em neve ao purê, coloquei nos ramequins e levei ao forno até crescerem.

O risoto chique "de sobras" (eu nem falei isso pro Leo pra não estragar o clima) eu fiz assim:

Piquei um chuchu orgânico, de tamanho médio, joquei na água fervendo e deixei cozinhar. Ao retirar, coloquei em uma vazilha com água e gelo - aprendi em algum programa, isso mantém a cor dos legumes e impede que ele fique mole demais, pois interrompe o cozimento... Fritei meia cebola picada no azeite, acrescentei alguns dentinhos inteiros de alho orgânico (diretamente da minha réstia de alho de verdade!). Acrescentei um pouco de vinho branco, resto guardado na geladeira, e deixei reduzir. Depois acrescentei dois gomos de linguiça já pronta que eu tinha no freezer e arroz (normal mesmo) também já pronto do dia anterior. Por fim, acrescentei meia caixinha de creme de leite e um pouco de sal.

Para montar o prato, coloquei duas folhinhas de alface lisa e cenoura raladinha no ralo fino e uma folhinha de salsinha em cima do risoto!

3 comentários:

  1. Hummmmmmmmmmmmm.... Que blog apetitoso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. vc é uma safadinha...escondendo o ouro, ou melhor, o blog!!! achei e vou experimentar suas receitas, troco todas as carnes por queijos...pode ser?
    bjocas amiga
    adooooooooooro
    TatiLi

    ResponderExcluir
  3. ÔBAAAAA vou ter mais uma cobaia!!!!! hehehehe.. Pode fazer a troca, eu autorizo! :-P

    Brigada, flor!!! Bjao!

    ResponderExcluir