quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Coalhada caseira + caldo de legumes = pãezinhos recheados


Quando experimentei os pãezinhos logo depois de tirá-los do forno pensei: esses não poderão ir para o blog.. fiquei super chateada de errar pela n-ésima vez o pão que minha mãe faz com a maior facilidade, à olho e fica delicioso! Porém, depois de deixá-los esfriar e receber alguns elogios familiares, decidi que eles mereciam um post e umas fotenhos...!


Réstia de alho orgânico (que máximo!)
Tudo começou com uma coalhada caseira (sim, essa é a coisa mais parecida com queijo que eu como!). Eu tenho uma iogurteira muito prática, elétrica. É só misturar delicadamente um potinho de iogurte natural com 1 litro de leite, que pode ser desnatado, e deixar ligada na tomada por aproximadamente 12 horas. Pronto! Você tem iogurte feito em casa, super econômico, natural, gostoso e saudável! Para fazer da segunda vez você nem precisa comprar outro potinho de iogurte, pode aproveitar o próprio iogurte caseiro para misturar a mais 1 litro de leite e fazer de novo mais iogurte! Só que, muito mais do que o iogurte, eu gosto mesmo é da coalhada que faço dele. Para isso, eu coloco o iogurte para coar em um filtro de papel, dentro de um suporte - desses de café (eu tenho um só pra isso). Quanto mais tempo ficar secando, obviamente, mais seca a coalhada! :-) É legal temperar com um pouco de sal para durar mais tempo na geladeira. Eu costumo servir sempre com um fio de azeite. Mas dessa vez eu resolvi dar uma encrementada: fervi uns 5 dentinhos de alho orgânico com casca, descasquei, amassei com um garfo e acrescentei à coalhada. Ficou muito boa! E... uma coisa muito interessante é que o soro que sobra da "secagem" da coalhada pode ser usado para outras receitas!


A segunda história dessa receita vem do caldo de legumes. Por acaso encontrei esse post no La Cucinetta e achei o máximo fazer o caldo de legumes com cascas e talos. A única coisa é que eu não segui as orientações da Ana e coloquei cascas e talos de beterraba, sabendo das consequências: caldo totalmente vermelho! Mas como eu ando anêmica, achei que seria até bom ter caldo de legumes vermelho! Eu coloquei também duas batatas, uma cebola, alguns dentinhos de alho e uma cenoura. Depois do caldo pronto, retirei os talos e cascas, que joguei fora e separei os legumes inteiros. A minha intenção era fazer uma sopa com eles. Fiz, mas ficou muito forte por causa da cebola inteira que eu tinha colocado. O Leo, que não gosta de sopa, disse: "isso parece mais um creme de passar no pão". Nesse momento no meu cérebro acendeu uma lampadazinha de idéia!

Enfim, chegamos ao pão! A receita, como eu disse, é da minha mãe, mas é claro que eu não ia seguir à risca... Eu fiz assim:

1 e 1/2 copo de soro (da "secagem da coalhada") morno
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de sopa de margarina
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 e 1/2 colher de sopa de fermento para pães seco
aproximadamente 1/2 Kg de farinha de trigo- metade branca, metade integral

Juntei os ingredientes nessa ordem numa bacia e amassei, acrescentando as farinhas aos poucos até que a massa desgrudasse, com alguma dificuldade, das mãos. Separei em 8 bolinhas e deixei crescer por 2 horas.

Fiz dois formatos de pão:
O primeiro eu abri a massa com a mão mesmo, formando um quadrado. Passei por cima da massa uma camada do creme de beterraba (a ex-sopa do caldo de legumes!) e uma camada de coalhada com alho e enrolei como um rocambole. Pinceleii azeite por cima.
O segundo eu fiz bolinhas pequenas, abri a massa na mão, mantendo o formato redondo, Coloquei no centro uma colherzinha de café de coalhada e fechei a bolinha. Por cima coloquei um tequinho de coalhada, um fiozinho de azeite e gergilim preto.
Enquanto os pães estavam no forno, mudei tanto a temperatura que nem vale a pena comentar!

E assim nasceram esses pãezinhos!

O enroladinho com creme de beterraba e coalhada

O redondinho com coalhada no meio e gerligim por cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário