sábado, 13 de abril de 2013

Um ano de veganismo





















Há mais ou menos um ano eu escolhi ser vegana. Ser diferente do que a sociedade espera realmente exige um esforço diário. Mas, quando a decisão está baseada em um valor muito importante para você, não fica tão difícil assim. Eu me sinto muito bem em saber que minhas ações são coerentes com minhas ideias. Para mim, difícil foi dizer para minha família: "A partir de hoje, não abro mais exceção. Sou vegana". Isso porque eu fiquei uns quatro anos tentando ser vegetariana, mas sempre acabava comendo alguma coisa, ou por vontade, ou por insistência... E um ano atrás aconteceu que de carnívora, que gostava muuito de comer carne, virei vegana de uma vez. Por outro lado, como eu já não comia queijo, essa parte ficou mais fácil.

No começo, senti alguma dificuldade em adaptar o cardápio e a rotina. Mas hoje em dia, são raras as vezes que fico chateada por não ter o que comer em algum lugar. Acho que tomar café da manhã fora de casa é o mais difícil. :-) Na verdade, eu penso que me tornar vegana abriu muitas possibilidades de experimentar novos sabores. E eu estou sempre procurando e experimentando coisas novas. Mas, admito, não há felicidade maior no quesito alimentação do que ir a um restaurante vegano, onde você pode comer QUALQUER prato! :-)

Uma das coisas que eu achei mais interessantes é que só o fato de você não comer nada de origem animal já desperta curiosidade nas pessoas. Eu não precisei fazer campanha para ninguém se tornar vegetariana/o para ter ótimas conversas sobre nutrição, direitos dos animais, testes etc com minha família, amigas/os e desconhecidas/os.

Por fim, acho que é importante falar que quando eu decidi ser vegana, decidi também que não deixaria isso atrapalhar minha vida social. Obviamente as preferências por lugares pra sair, pra comer, mudaram. Mas eu não deixei de acompanhar meu namorado, minhas/meus amigas/os e família em qualquer lugar. Sei que nem todas/os veganas/os pensam assim. Eu decidi acrescentar pessoas, lugares e sabores na minha vida, mas não tirar. E para mim tem funcionado muito bem. Claro, eu adoraria que todo mundo fosse vegetariana/o. Mas eu continuo amando as pessoas que não fizeram essa escolha. :-)

Nesse caminho, algumas pessoas foram importantes para essa nova forma de me relacionar com o mundo: entre toda a minha família e amigas/os, em especial meu irmão André, que foi quem inspirou a tornar-me vegana; minha mãe e minha avó que se empenham sempre para preparar pratos deliciosos sem nada de origem animal; meu namorado Leonardo, por compreender e aceitar a minha decisão, e também o autor e as autoras dos sites: www.vista-se.com.br (Fábio Chaves), www.chubbyvegan.net (Nathalia) e www.papacapimveg.com (Sandra). Muito obrigada!



3 comentários:

  1. Parabéns, minha linda! Como eu costumo dizer, quando vocês nascem, a gente nunca sabe o que vai dar...e graças a Deus , vocês são pessoas maravilhosas!!!
    Aprendo muito com vocês.

    Grande beijo, da Tia!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Cheguei no teu blog procurando receitas de bolo de banana vegano, coloquei no google, apareceram várias imagens e escolhi o teu. Fiz o bolo agora de tarde, mas como não tinha todos os ingredientes, adaptei e fiz do meu jeito Não ficou 100% mas ficou bom! Deixando o bolo de lado, me interessei pelo teu blog, pois temos duas coisas em comum: tb não como carne (não sou vegana, sou vegetariana) e também tenho um namorado chamado Leonardo. O "meu" Leonardo adora carne, já tentou parar algumas vezes mas acaba sempre caindo na tentação. Eu não o condeno, e logo que der tentaremos de novo. Gostei muito deste texta da tua postagem porque me identifiquei muito com várias coisas que comentaste principalmente, o fato de não deixar o veganismo interferir na tua vida social. Penso a mesma coisa! Bom, sempre me empolgo escrevendo ainda mais, quando encontro alguém parecido comigo. Não sou bióloga, mas se fosse fazer uma faculdade hoje, faria biologia. Eu e meu namorado vamos sair da cidade grande e morar num sítio, no interior do Rio Grande do Sul, buscando uma vida mais simples e com mais contato com a natureza. Pena, que paraste de escrever no blog! Eu estava gostando muito! Abraços! Tiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiane! Que gostoso receber sua mensagem! Adorei! Realmente temos muitas coisas em comum! Sabe qual é o meu maior sonho? Morar num sítio!!!! :-) Acho que você não vai curtir um dos motivos que me fizeram parar de escrever no blog.... há quase um ano eu deixei de ser vegana... voltei a comer carne... mas não me orgulho disso não.... todos os dias eu penso em voltar atrás.... Mas a campanha do meu Leo pra eu continuar comendo anda ferrenha... hehehe... Mas, ainda, quando cozinho, sempre procuro fazer receitas veganas! Eu estou até vendendo bolinhos veganos e estou me realizando! :-) Bom, eu desejo muita sorte na nova vida de vocês! De vez em quando, mande notícias! Quem sabe eu me inspiro a correr atrás do meu sítio também?! :-) Muito obrigada por escrever! Beijos! Mayla

      Excluir