quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Couve-flor recheada
















Eu não fiz este prato no natal, mas ele se encaixaria muito bem como um prato principal vegetariano em uma ceia. Principalmente se você servir em uma travessa mais bonita do que a assadeira que eu usei! hehe...

Fim de ano é uma época meio tensa entre vegetarianos e carnívoros... Eu não curto muito os ataques que vêm de ambos os lados. Mas os comentários de algumas pessoas vegetarianas me deixam irritada! Eu entendo e concordo que o que a sociedade faz hoje com os animais é uma coisa horrível, cruel etc etc. Mas acho que falta um pouco de compreensão de que vivemos em uma sociedade que MUITO INFELIZMENTE se baseia na exploração animal. Daí, que as pessoas que comem carne não são malignas ou cruéis ou do demo. Elas são pessoas que vivem nesta sociedade! Afinal, eu acredito que a maioria dos vegetarianos optaram por isso uma certa época da vida. Poucas pessoas nasceram vegetarianas. Então, essas pessoas eram do mal antes de "aceitarem o vegetarianismo nas suas vidas"?!?! Parece que elas se esquecem que já fizeram parte disso... E sem falar nos ovo-lacto-vegetarianos, que são a maioria... estariam eles "meio salvos", mas ainda com um pezinho no inferno?

Enfim, para mim, ser vegetariana não muda o mundo de crueldade com os animais que acontece por aí. Ser vegetariana faz com que eu me sinta melhor comigo mesma e com o que eu acredito e isso me dá força para tentar mudar um pouquinho do mundo. Isso me traz a oportunidade de conversar NUMA BOA com pessoas, vegetarianas ou não, sobre o assunto... E mesmo com aquelas que te falam um argumento imbecil que você já está cansada de ouvir... Tentar um diálogo com essas pessoas eu acho que faz parte do processo em busca de um mundo com menos crueldade... Eu não acho uma boa estratégia atacá-las como se elas tivessem um pacto com o demônio! Isso afasta, não agrega. E sim, eu quero todas as pessoas aprendendo mais sobre o assunto! Principalmente essas mais desinformadas, ou com ideias meio absurdas!


Bom, vamos à receita:

Como faz um tempinho que eu fiz e não anotei as quantidades, lá vai mais uma receita a la Mayla - tudo meio a olho, tá?

Ingredientes:
Uma couve-flor bem bonita, bem lavadinha, mas inteira
Uma receita de tofupiry (tenho usado esta da Chubby Vegan)
Tomate picadinho
Alcaparras
Azeitonas picadas
Cebola picada
Sal a gosto
Azeite à gosto
E mais o que a sua imaginação quiser... incluindo temperos como pimentas, ervas frescas ou secas, castanhas...

Preparo:
Cozinhe a couve-flor inteira no vapor até que fique al dente. Para isso, você vai precisar de uma panela bem grande. Caso não tenha panelas muito grandes em casa, eu sugiro escolher uma couve-flor pequena no supermercado. Enquanto isso, prepare o recheio, misturando todos os ingredientes que escolheu. Disponha a couve-flor cozida em uma assadeira e coloque o recheio sobre ela, enfiando nos buraquinhos formados pelos galinhos e flores. Seja generosa/o na quantidade de recheio. Depois, despeje o tofupiry por cima e leve ao forno para gratinar. Se tiver um grill no forno, use!

Prontinho!

E se quiser ler mais sobre a convivência entre vegetarianas/os e carnívoras/os, recomendo muito este post da Sandra, do PapaCapim.

Feliz ano novo!

“Os animais existem por suas próprias razões. Eles não foram feitos para servir aos humanos; assim como os negros não foram feitos para servir aos brancos ou as mulheres para servir aos homens”. (Alice Walker)















2 comentários: