sábado, 13 de abril de 2013

O dia dos cogumelos - salada de cogumelos do Mário, risoto de quinoa e filet de shitake

Apesar de estar cozinhando menos, vira e mexe a gente inventa alguma coisa aqui em casa... E eu sempre penso: deveria colocar isso no blog! E geralmente eu tiro fotos, mas... não publico. Então, eu resolvi tornar a publicação aqui um pouco mais dinâmica e também coerente com o meu jeito de cozinhar: vou passar mais a ideia do prato, do que a receita em si. É que raramente eu sigo quantidades e procedimentos. Muitas vezes vou inventando ou reelaborando a receita na hora e ainda por cima não anoto nada. Daí a dificuldade de transformar isso em uma receita publicável. hehehe... Por outro lado, acho que mesmo sendo essa bagunça, as ideias que a gente põe em prática aqui podem inspirar outras pessoas. Quando digo a gente, incluo eu, minha mãe e, às vezes, meu irmão também participa da cozinhança. :-)


Esse foi o dia dos cogumelos!

Minha mãe fez uma salada linda de cogumelos do Mário (quem nunca jogou?) usando palmito, tomatinhos e tofupiry pra decorar. A base também tinha alface, almeirão e pimentões vermelho, verde e amarelo e azeitonas. Não ficou linda? 




















Infelizmente não tenho as fotos dos outros pratos, mas vale a pena comentar:

E eu fiz um risoto de quinoa e cogumelos paris que ficou muito gostoso também. Na verdade misturei quinoa e arroz branco, para render mais. Usei muitos temperos, o que deixou o risoto super saboroso e aromático: cebola, alho, tomilho, manjericão, hortelã, manjerona, alecrim, raspas e suco de limão, pimenta do reino, sal.... Fiz como um arroz comum: refoguei a cebola e o alho, acrescentei os cogumelos, os temperos, depois a quinoa e o arroz e deixei cozinhando, sem mexer. No final, acrescentei creme de castanha de caju. Hum... 


Como eu comprei shitakes enoooormes, resolvi fazê-los como filets. Deixei os cogumelos inteiros marinando em limão, azeite, alho, ervas frescas, sal e pimenta do reino por uma meia hora. Depois só passei pela frigideira para fritar, aproveitando o azeite da marinada. Muito fácil, muito chique e muito gostoso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário