domingo, 16 de outubro de 2011

Receita 3 em 1: leite de soja, tofu e hamburguer
















Nessa semana eu participei do 1º CEVEG - Ciclo de Estudos sobreVegetarianismo e Ética. Foi muito legal! Encontrar pessoas que estão pensando coisas que você também pensa é uma injeção de ânimo! Durante a oficina de culinária vegana do evento aprendi muitas coisas, inclusive a fazer tofu caseiro! Eu que não gostava de tofu, achei tão legal poder fazer em casa que resolvi experimentar! ADOREI! Uma pena não saber o nome do rapaz que me ensinou...

A receita é 3 em 1 porque primeiro você tem que fazer o leite de soja. Do leite, se faz o tofu. E do resíduo do leite, se faz o hambúrguer ou qualquer outra coisa que vier à cabeça.
Para fazer aproximadamente 1,2 litro de leite de soja é preciso deixar1 xícara de grãos de soja de molho de um dia para o outro, depois de escolher e lavar bem os grãos. Se for deixar mais que 12 horas, é preciso trocar a água no meio do tempo. Mas entre 8 - 12 horas de molho são suficientes.

Depois de passadas as várias horas, é preciso lavar novamente os grãos hidratados. O recomendado é descascar os grãos. Mas a decisão depende da sua paciência. Apenas para animar, não é tão difícil quanto parece. O próximo passo é bater a soja com 1,2 L de água no liquidificador para fazer o leite. Como essa quantidade é grande, recomendo dividir a soja e a água na metade e bater duas vezes. Um filtro no liquidificador vai facilitar bastante o trabalho, já que separa o leite do resíduo. Senão, é preciso coar. Para finalizar, o leite deve ser fervido, tomando cuidado porque quando ferve, ele sobe igual leite de vaca. Depois, se recomenda retirar a nata que se forma por cima. Pode-se repetir esse processo algumas vezes. Parece que o gosto do leite fica melhor, mas eu não testei. Esse leite pode ser bebido (eu não gosto!) ou usado em receitas para substituir o leite de vaca.

O tofu eu fiz assim:
Depois de ferver o leite de soja, desliguei o fogo e deixei esfriar por 3 minutos. Depois, acrescentei o suco de 1 limão e misturei. O leite talha e se separa em tofu e soro. Depois disso, levei novamente a mistura ao fogo baixo e deixei fervendo por 10 minutos (nesse ponto o leite não sobe mais). Em seguida, desliguei o fogo e deixei o conteúdo da panela descansando e esfriando por uma meia hora. Não sei se isso é necessário, mas eu tive vontade de fazer... O próximo passo é coar o tofu, jogando fora o soro. Eu fiz de duas formas: uma usando filtro de café, como se fosse uma coalhada. Deu certo, mas o tofu fica bem molinho, mesmo depois de apertar bem. No dia seguinte, fiz de novo usando um pano para coar. Deixei o pano em uma peneira, com um recipiente embaixo para coletar o soro e um peso em cima para fazer pressão. Consegui um tofu um pouco mais durinho. Mas ainda preciso aprimorar essa etapa... Para armazenar é preciso colocar em um potinho cheio de água e trocar a água todos os dias. Penso que se for temperado, com sal, azeite, ervas, por exemplo, não precisa, mas não testei. Na água ele dura 7 dias.
















E o hambúrguer eu fiz assim:
Misturei o resíduo do leite de soja com temperos (usei tempero pronto, salsinha e cebolinha frescas e meia cebola picada) e farinha de rosca até dar para moldar com as mãos. Fiz os hambúrgueres e fritei. Para acompanhar, tinha tomatinho picado com azeite e orégano, cebola frita com shoyo, maionese vegetal (comprei pronta), mostarda e ketchup. Hum.... Ficou bom, hein?! Aprovado pelo carnívoro da casa! :-)







3 comentários:

  1. Noooooossa! Aí sim hein!! Parabéns pela receita e pela paciência!!

    E eu aqui só no leite de soja de preguiçoso, sem deixar de um dia pro outro nem coar :). Estou fazendo um agora mesmo!

    Quando eu for praí a gente combina de fazer uma vez desse jeito sofisticado todo aí.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. E essa foto do Leo no final ficou mto da hora :)!

    ResponderExcluir
  3. Devorei esse hamburger tava muito bom.
    Não parecia carne, isso que é legal, ficou diferente e muito gostoso.
    Cê viu, além de dotas culinários dotes fotográficos.

    ResponderExcluir