quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Beterraba recheada com vegarela
















Ainda na seção "tofu que eu fiz em casa", segue uma simples receita com cara de sofisticada, inspirada em um prato do Tal Ronnen.

Existem várias receitas de tofupiry e vegarela - queijos veganos com base de tofu - pela internet. Eu olhei várias e fiz assim:

O tofupiry: bati no liquidificador tofu, azeite, polvilho (na proporção 1/5 da quantidade de tofu), sal e limão (como o tofu caseiro é feito com limão, ele já fica meio azedinho, então não é bom colocar muito).

A vegarela: bati no liquidificador tofu, azeite, levedo de cerveja (aproximadamente 1/5 da quantidade de tofu), açafrão e sal.

A única dificuldade foi bater uma quantidade pequena no liquidificador, porque eu tive que ficar parando e mexendo com a colher para poder misturar bem os ingredientes.

Comparando os dois, a receita com polvilho, o tofupiry, ficou mais consistente quando levada ao fogo (forno, micro-ondas...). Mas os dois ficaram gostosos e bem parecidos. Dá pra passar no pão, fazer pizza e... rechear beterraba!

Quando eu vi a beterraba gigantesca que veio na cesta de orgânicos, na hora me lembrei do prato do livro  "The conscious cook", do Tal Ronenen - ravióli de beterraba recheada com queijo de castanha de caju. A dele é feita com fatias finíssimas de beterraba crua, marinadas. A minha, eu preferi fazer no forno e cortar depois. Não fiz questão das fatias finíssimas porque estava com pressa de comer!

Para a beterraba, embrulhei-a no papel alumínio com todas as ervas frescas que eu tenho aqui em casa: manjericão, alecrim, orégano, sálvia e hortelã, mais o mix de pimenta do reino preta, branca e rosa, sal e um fio de azeite. Levei ao forno por 1 hora e meia (era um beterrabão!). Depois de assada, cortei em fatias. Coloquei no prato uma fatia de beterraba, por cima uma colher de vegarela e cobri com outra fatia de beterraba.

Eu comi como se fosse a "carne" no prato, com arroz integral, lentilha e farofa de folha de cenoura. Mas acho que rola comer como prato único também, como um ravióli mesmo!  



2 comentários: