quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Jantar com amigos: antepastos e risoto de cogumelos

Melhor do que fazer coisinhas gostosas na cozinha é ter boa companhia pra comer depois! O menu era risoto de cogumelos, mas como risoto deve ser servido logo após ficar pronto, fiz dois antepastos para enganar a fome quando os convidados chegassem. No fim, acabamos comendo tudo junto ao mesmo tempo regado a boas risadas, ótima conversa e seguido de rodada de poker! :-)
















O antepasto de abobrinha com hortelã eu fiz assim:

Cortei uma abobrinha em rodelas as mais finas que consegui. Fiz o mesmo com um tomate e uma cebola. Amassei também uns dentinhos de alho orgânico, deixando a casca. Espalhei tudo em uma assadeira e reguei com azeite, um pouquinho de vinagre, sal e hortelã fresca picada. Levei ao forno por uns 40 minutos. Deixei para colocar mais azeite depois de retirar do forno, porque assim a gordura fica mais saudável.


Para o antepasto de pimentinha com cebola roxa:

usei uma pimentinha que comprei na feirinha de orgânicos. Eu nunca tinha visto igual: verde clarinha como aquela pimenta balão comum do supermercado, mas com formato de pimenta clássica, compridinha. Imagino que fique bom igual fazendo com pimentão ou com a pimenta balão do supermercado. Tirei a semente da pimentinha e cortei também em rodelas o mais finas possível. Fiz o mesmo com uma cebola roxa pequena. Coloquei uma quantidade generosa de azeite em uma panela, fritei a cebola e depois a pimenta. Temperei com sal e pimenta do reino.

Para acompanhar fiz torradinhas de pão de aveia caseiro, também da feirinha.


Para o risoto eu usei uma mistura de cogumelos secos deliciosos, presente da minha Tia, de Nova Iorque para a minha cozinha (que chique!). Tem 7 tipos diferentes, vários que eu nunca tinha visto! Deixei todos eles de molho em água quente por uns 15 minutos e piquei alguns que estavam em pedaços maiores. Fritei uma cebola na manteiga, acrescentei o arroz arbóreo e os cogumelos. Dissolvi dois pacotinhos de caldo de legumes em uns 2 litros de água (infelizmente não consegui fazer mais caldo de legumes caseiro..). Fui acrescentando o caldo ao arroz, aos poucos, mexendo sempre até que o arroz ficasse al dente. No final, misturei uma caixinha de creme de leite.


mnham mnham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário