quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ramequim de shimeji - o meu prato gourmet

Esse foi o prato mais "gourmet" que já preparei! E o melhor: é facílimo!

Tenho que confessar que me inspirei em um prato (que não experimentei, mas fiquei com muita vontade) de um restaurante super charmoso aqui de São Carlos: o Bistrô da Rua Sete. Mas, claro, fiz minhas adaptações...

A preparação consiste em nada mais do que purê de batatas "recheado" de shimeji servido no ramequim. Para fazer dois ramequins usei três batatas médias. Cozinhei as batatas, passei pelo espremedor e voltei ao fogo misturando 1 colher de margarina e leite. O purê deve ficar consistente. Para o "recheio", usei  200 gramas de shimeji que fritei na manteiga com shoyo. Depois, preenchi cada ramequim com uma parte de purê, depois o recheio de shimeji e mais purê por cima. Para finalizar coloquei uma colher de creme de leite. Levei ao forno por uns 20 minutos.







AH! Preciso fazer uma ressalva de que esse prato fotografado é o do Leo e para ele eu coloquei também um queijinho picado por cima. (Apesar de ele insistir em chamar meu shimeji de shitake, eu fui boazinha! hehe) Como sobrou um pouquinho de cogumelo, servi ao lado do ramequim para encrementar a decoração do prato!

4 comentários:

  1. Da hora!

    Ramequim é esse potinho aê? Só pra confirmar :).

    Dps tenho que te passar a minha contribuição para o seu blog: a receita do bolinho de castanha-do-pará já tá bala!

    bjos!

    ResponderExcluir
  2. sim! A explicação está no primeiro post.. hehe.. OBAAAAAAAAAA!! Eu vou querer é experimentar esse bolinho!

    ResponderExcluir
  3. Mayla, esse prato ficou muito apetitoso! Da próxima vez, me chame para opinar! OK?

    ResponderExcluir
  4. Ah, André, que bom que vc me salvou! Estava tentando entender se ramequim seria algo comestível...

    Puxa, Mayla, isso deve se bom demais, hein? Vou querer experimentar. Mas da suas mãos.
    Tia folgada, né?

    Beeeeeeijos!

    ResponderExcluir