sábado, 9 de junho de 2012

Torta de banana
















Para quem gosta de doce bem doce, recomendo esta torta. O sabor da farinha integral dá um toque especial em contraste com o caramelo. Adaptei com os ingredientes que eu tinha a receita deste vídeo da VEGE TV. A torta sai bem pequenininha. Leo e eu comemos tudo em uma tarde. ;-)

Usei:
1/2 xícara de açúcar refinado para o caramelo (não sei se o mascavo carameliza, então, não quis arriscar)
1 xícara de farinha integral
1/4 xícara de farinha de aveia (na receita original era amido de milho)
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de óleo de girassol (na receita original era óleo de coco)
uma pitada de canela em pó
1 xícara de água
1 colher de café de fermento
várias bananinhas ouro o suficiente para cobrir toda a forma

Usei uma forma de bolo inglês, conforme recomendado. Caramelizei o açúcar na forma, direto no fogo. Depois, cortei as bananinhas ao meio e fui colocando por cima do caramelo até cobrir todo o fundo da forma. Misturei os demais ingredientes em um recipiente, deixando o fermento por último. Cobri as bananas com essa massa e levei a torta ao forno baixo pré-aquecido. O meu forno é meio fraco, então deixei uns 45 minutos e acho até que poderia ter deixado mais um pouco. Como bem colocado por alguém no comentário, precisa desinformar a torta ainda quente para não grudar!

Muuuito fácil e rápido de fazer e de comer!  

Um comentário:

  1. Não é bom incluir a dica de virar o bolo ainda quente? Se esfriar ninguem mais tira da forma... A cara dele esta muito boa...

    ResponderExcluir