sábado, 9 de junho de 2012

Torta de banana
















Para quem gosta de doce bem doce, recomendo esta torta. O sabor da farinha integral dá um toque especial em contraste com o caramelo. Adaptei com os ingredientes que eu tinha a receita deste vídeo da VEGE TV. A torta sai bem pequenininha. Leo e eu comemos tudo em uma tarde. ;-)

Usei:
1/2 xícara de açúcar refinado para o caramelo (não sei se o mascavo carameliza, então, não quis arriscar)
1 xícara de farinha integral
1/4 xícara de farinha de aveia (na receita original era amido de milho)
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de óleo de girassol (na receita original era óleo de coco)
uma pitada de canela em pó
1 xícara de água
1 colher de café de fermento
várias bananinhas ouro o suficiente para cobrir toda a forma

Usei uma forma de bolo inglês, conforme recomendado. Caramelizei o açúcar na forma, direto no fogo. Depois, cortei as bananinhas ao meio e fui colocando por cima do caramelo até cobrir todo o fundo da forma. Misturei os demais ingredientes em um recipiente, deixando o fermento por último. Cobri as bananas com essa massa e levei a torta ao forno baixo pré-aquecido. O meu forno é meio fraco, então deixei uns 45 minutos e acho até que poderia ter deixado mais um pouco. Como bem colocado por alguém no comentário, precisa desinformar a torta ainda quente para não grudar!

Muuuito fácil e rápido de fazer e de comer!  

sexta-feira, 8 de junho de 2012

De voltaaa!
















Finalmente, depois de muuuuitos meses me animei de voltar a publicar no blog. Nesse tempo muita coisa mudou: mudei de cidade e... finalmente tornei-me vegana de vez! Foi um processo longo: desde a primeira vez que assisti ao filme "A carne é fraca", em 2008, até conhecer o veganismo e adaptar minha vida a ele. Sim, muitos animais sofreram nesses quatro anos até eu tomar essa decisão definitivamente e muitos ainda sofrem, afinal, minha decisão faz-me uma pessoa que pratica aquilo que acredita, mas está longe de mudar a situação dos animais em nossa sociedade. De qualquer forma, estou me sentindo muito bem assim. Além disso, cada vez mais vejo que o vegetarianismo é contagiante! Mesmo aquelas pessoas que alegam que nunca conseguiriam viver sem carne se interessam pelo assunto. E me surpreendo de saber que muitas pessoas realmente não têm ideia do que os animais passam para chegar até o nosso prato. Isso sem falar nos testes em animais... ninguém sabe sobre isso! E a minha escolha tem promovido muitas conversas sobre o assunto, o que é muuuito bom! :-)

Outra coisa mudou bastante na minha rotina: almoço no trabalho todos os dias e meu tempo para cozinhar ficou muuuuito reduzido. Conclusão: tenho feito coisas rápidas e práticas, usado temperos prontos e alimentos processados, mais do que eu gostaria. Talvez um dia eu consiga melhorar isso, mas até agora não rolou. E querem saber, mesmo assim a comida anda saindo boa! hehe..

Essa receita mostra bem o espírito do  "Sopa de Salada" de adaptação e reaproveitamento de alimentos, quantidades bem a olho e, por isso, é uma boa para recomeçar:


Polenta com molho rosé

Para o molho usei:
1 cebola pequena picada
1/2 colher de sopa de alho picado (tenho comprado o alho já picado - é uma facilidade só!)
1/2 xícara de proteína texturizada de soja
4 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xícara do patê que minha vó fez para mim usando creme de leite de soja, azeitona verde e azeite (reaproveitamento!)
óleo de girassol
sal
pimenta do reino
água  para hidratar a soja e para "limpar o pote de extrato de tomate"

Primeiro hidratei a proteína de soja com água fervendo por uns 5 minutos, escorri a água e passei a proteína por água corrente, para tirar o gosto forte da soja. Depois, fritei a cebola e o alho no óleo de girassol. Acrescentei a proteína hidratada, o sal e a pimenta do reino. Em seguida, coloquei o extrato de tomate com um pouco de água limpando o pote onde estava o molho. Por fim, acrescentei o patê, que poderia bem ser apenas o creme de leite de soja.

Para a polenta usei:
1 sachê de caldo de legumes
2 xícaras de fubá pré-cozido
umas 5 ou 6 xícaras de água

Misturei todos os ingredientes antes de levar ao fogo. Depois cozinhei em fogo baixo, mexendo sempre até ficar com a consistência que eu queria: bem molinha...


OBS: Não me xinguem por comer polenta com arroz... foi uma tentativa, mas ficou melhor sem mesmo! ;-)