sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os meus tomatinhos...

Olhem só que lindo os meus tomatinhos! Plantei as sementes, vi o tomateiro crescer, florescer, os tomates micros e verdes crescerem e ficarem vermelhos! Coisas simples e lindas da vida!


Falando em coisas lindas, olhem só também o cabeçalho novo do blog! Agora ele é personalizado, chique, né? Minha mãe que fez a imagem pra mim, sob encomenda! Obrigada, Mamys! :-)

E falando em coisas da vida, a minha mudou um pouco nesse último fim de semana. É que eu assisti ao filme "Terráqueos". Um filme muito forte que mostra os maus tratos dos animais em diferentes situações e, especialmente, critica o sistema de produção de carne no mundo todo.

Eu acho que todo mundo deveria assistir a algum documentário desse tipo. Não para se tornarem vegetarianos,apenas para parar e pensar um pouco sobre o assunto. Para mim, é impossível ver um filme desses e não pensar em mudar a minha vida...

Ser vegetariana é uma coisa difícil pra mim porque eu gosto muito de comer carne. Fora a dificuldade em evitar os derivados de leite, que estão por toda parte! Mas definitivamente O MEU PRAZER EM COMER NÃO COMPENSA O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS. E toda vez que eu penso nas dificuldades que terei para encarar essa mudança eu me lembro dessa frase e todas as dificuldades parecem pequenas.

Não, não serei radical, não, não farei campanha pelo vegetarianismo. Pelo menos por enquanto. Isso é uma coisa de mim pra mim mesma! :P Uma coisa que está fazendo eu me sentir muito melhor, mais coerente com as coisas que eu penso e que eu sinto. Pode ser que eu mude de idéia, mas sinceramente, não gostaria que isso acontecesse..

Então, muito provavelmente as próximas receitas desse blog serão veganas! E sabem, eu estou super ansiosa para provar os novos sabores que me esperam!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Jantar com amigos: antepastos e risoto de cogumelos

Melhor do que fazer coisinhas gostosas na cozinha é ter boa companhia pra comer depois! O menu era risoto de cogumelos, mas como risoto deve ser servido logo após ficar pronto, fiz dois antepastos para enganar a fome quando os convidados chegassem. No fim, acabamos comendo tudo junto ao mesmo tempo regado a boas risadas, ótima conversa e seguido de rodada de poker! :-)
















O antepasto de abobrinha com hortelã eu fiz assim:

Cortei uma abobrinha em rodelas as mais finas que consegui. Fiz o mesmo com um tomate e uma cebola. Amassei também uns dentinhos de alho orgânico, deixando a casca. Espalhei tudo em uma assadeira e reguei com azeite, um pouquinho de vinagre, sal e hortelã fresca picada. Levei ao forno por uns 40 minutos. Deixei para colocar mais azeite depois de retirar do forno, porque assim a gordura fica mais saudável.


Para o antepasto de pimentinha com cebola roxa:

usei uma pimentinha que comprei na feirinha de orgânicos. Eu nunca tinha visto igual: verde clarinha como aquela pimenta balão comum do supermercado, mas com formato de pimenta clássica, compridinha. Imagino que fique bom igual fazendo com pimentão ou com a pimenta balão do supermercado. Tirei a semente da pimentinha e cortei também em rodelas o mais finas possível. Fiz o mesmo com uma cebola roxa pequena. Coloquei uma quantidade generosa de azeite em uma panela, fritei a cebola e depois a pimenta. Temperei com sal e pimenta do reino.

Para acompanhar fiz torradinhas de pão de aveia caseiro, também da feirinha.


Para o risoto eu usei uma mistura de cogumelos secos deliciosos, presente da minha Tia, de Nova Iorque para a minha cozinha (que chique!). Tem 7 tipos diferentes, vários que eu nunca tinha visto! Deixei todos eles de molho em água quente por uns 15 minutos e piquei alguns que estavam em pedaços maiores. Fritei uma cebola na manteiga, acrescentei o arroz arbóreo e os cogumelos. Dissolvi dois pacotinhos de caldo de legumes em uns 2 litros de água (infelizmente não consegui fazer mais caldo de legumes caseiro..). Fui acrescentando o caldo ao arroz, aos poucos, mexendo sempre até que o arroz ficasse al dente. No final, misturei uma caixinha de creme de leite.


mnham mnham!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Petisco de tomatinhos: bonitinho, chicozinho, com pele e com semente!

Em minha onda de aproveitamento, resolvi fazer alguma coisa com tomate, com pele e com semente... Embora o recheio tenha ficado um pouco mole demais, ficou muito gostoso e foi aprovado pelo controle de qualidade aqui de casa! :-)

Eu fiz assim:

Depois de lavar e cortar os tomates cereja orgânicos ao meio, retirei a polpa e a semente de cada um com uma colher de café e reservei em um potinho. À polpa e semente acrescentei uma colher cheia de coalhada seca feita em casa, azeite, um pouquinho de sal e alguma erva fresca da minha jardineira que não me lembro: ou manjericão ou orégano! Recheei cada tomatinho com essa mistura usando a mesma colher de café e coloquei uma uva passa sobre cada um. Simples, fácil, chique, saudável e sustentável! ;-)