segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bruschetta

Essa é uma ótima opção para quando você não tem quase nada em casa e mesmo assim quer fazer alguma coisa diferente... A receita original leva apenas tomate e manjericão, por cima de um pãozinho italiano - que pode muito bem ser outro. Isso mesmo, eu não esqueci do queijo parmesão por cima NÃO! Acontece que a receita original não leva queijo. Uma vez fui a um restaurante italiano bem tradicional e o garçom explicou que a mania de colocar queijo por cima de tudo é brasileira e não italiana! AH! Fiquei tão feliz com essa informação! Lá eles serviam bruschetta sem queijo por cima sem eu precisar pedir para que fosse assim! Quem disse que eu não posso comer comida italiana, hein?? :-)

Bom, mas é claro que eu também tive que mudar a receita original, uma porque eu não consigo seguir uma receita à risca e outra, porque eu não tinha manjericão em casa.. mas tinha hortelã fresco! Deu super certo!

Usei dois pães franceses cortado em fatias no sentido longitudinal - na direção do maior comprimento
Um tomate
Meia cebola média

Piquei o tomate e a cebola em cubinhos, misturei os dois e temperei com um pouquinho de azeite, sal, pimenta do reino e um mix de ervas. Além disso, acrescentei folhas de hortelã frescas picadas. Coloquei  essa mistura por cima das fatias do pão e levei ao forno por uns 15 minutos - mas esse tempo deve variar para cada forno...

Depois de retirar do forno, reguei cada fatia com azeite extra virgem. Deixei para colocar a maior parte do azeite depois porque, pelo que sei, o azeite só é gordura boa enquanto não vai pro fogo...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sopa de ervilha deliciosa!!!

Ultimamente um dos passeios que mais me agradam é ir ao mercado! Estive nesse fim de semana no Mercado Municipal de Campinas - passeio organizado pelo meu irmão.. e fiquei alucinada com tantas sementinhas diferentes, castanhas, frutas secas etc etc... Entre outras, uma coisa tão simples me encantou: ervilhas! E olha que a sopa ficou boa mesmo, a melhor que eu já fiz! E foi assim:

Eu não escolhi, mas lavei as ervilhas num escorredor... não sabia se precisava ou não, mas achei que devia lavar e não escolher! Fritei vários dentinhos de alho orgânico, o equivalente a 2-3 dentes de alho "normais" em uma colher de margarina, porque era a única coisa para fritar que eu tinha em casa. Coloquei a ervilha na panela, dei uma fritadinha nas sementes, como se fosse arroz, acrescentei água cobrindo os grãos com uns 2 dedos e deixei cozinhar por quase uma hora. Ao longo desse tempo, tive que acrescentar mais água, previamente deixada para ferver para esse fim. Também acrescentei sal e noz moscada ralada na hora. Depois de desligar o fogo, deixei esfriar um pouco, bati tudo no liquidificador, em pequenas quantidades para não fazer pastiche!!

Usei 500g de ervilhas secas, porém isso deu muuuuuito creme. Separei metade para congelar, do jeito que estava. Na mesma panela em que eu fiz a sopa, para economizar louça-pra-lavar-depois (técnica aprendida com a Mama!), coloquei mais uma colher de margarina e um pedaço de bacon cortado em cubos. Depois que o bacon estava frito, a metade não congelada do creme de ervilhas voltou para a panela. Experimentei, e achei que poderia por mais sal e noz moscada, muita noz moscada!

A sopa foi servida acompanhada de um sanduíche de (meio)metro, também delicioso, preparado pela minha mãe. Eu disse que ela tem que postar a receita aqui! :-)



O único porém que encontramos foi que o bacon ficou meio borrachóide.. Acho que eu devia tê-lo fritado por mais tempo. Além disso, os vegetarianos podem dispensá-lo sem grandes prejuízos. Aliás, a metade congelada, sem bacon está esperando o irmão vegetariano para um jantar aqui em casa! ;-)

domingo, 14 de novembro de 2010

Café da manhã hippie - Chapati

Acabo de descobrir via google que o chapati é um pão indiano e que se escreve com CH! Eu aprendi a fazer com um pessoal hippie que conheci e por isso, pra mim, ele é um pão hippie! Eu acho delicioso, facílimo de fazer e uma ótima opção para o café da manhã quando o pão acabou! É um pão crocante, sem gordura, feito com várias farinhas e sementinhas - nutritivo e saudável! O único porém é que fica delicioso com manteiga por cima!

Eu sempre fiz tudo no olhômetro e com o que tinha em casa... mas hoje tive que medir para postar no blog! E justamente hoje eu tb não tinha farinha integral em casa, então compensei com aveia... Eu fiz assim:


Em uma tigela juntei:
3 colheres de sopa cheias de farinha de trigo branca
1/2 colher de sopa de farinha de milho
2 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de semente de linhaça
1 colher de sopa de gergelim preto
4 colheres de sopa de água filtrada

Misturei tudo, primeiro com uma colher, depois com a mão na massa. A idéia é ir acrescentando farinha ou água aos poucos até que a massa desgrude facilmente das mãos. Com ela, fiz quatro bolinhas que abri com rolo de macarrão formando um disco, como uma panqueca ou um pão sírio. Sem colocar nenhum óleo na frigideira, mas usando uma antiaderente, coloquei os discos para "fritar", de um lado e do outro. Acho que a maior dificuldade é ponderar o momento em que a massa já cozinhou e e ainda não queimou. Quanto mais fininhos forem os discos, mais crocante fica o chapati! Acho que essa quantidade é boa para uma pessoa - eu pelo menos comi tudo sozinha! Além da manteiga, pode ser servido também com coalhada seca ou outro patê.

Algumas observações: 
Até a semana passada eu não tinha rolo de macarrão. Sempre abri a massa de chapati usando um copo!!! Também já vi o pessoal hippie usando um cano de PVC. Funciona perfeitamente! E se vc estiver acampando e não tiver nada disso, abre com a mão que tb dá certo!!!!

Você pode usar as farinhas que quiser ou as que tiver em casa. Bom mesmo e mais tradicional é usar farinha de trigo integral no lugar da branca. A farinha de milho é totalmente invenção da minha cabeça! Pode ser dispensada ou, aumentando sua quantidade, o chapati fica mais amarelinho e com gostinho de salgadinho de milho! 

Eu aprendi a fazer chapati no fogão a lenha... é oooooooutra coisa!!!!!! Se você tiver a sorte de ter um, aproveite!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pão de temperos - esse sim!!!

Embora eu tenha publicado os pãezinhos recheados de coalhada, confesso que fiquei frustrada porque eles não cresceram e nem assaram como deveriam... Então, decidi fazer outro pão para provar pra mim mesma que eu serei capaz de continuar a fama da minha mãe na família... Pensei: vou seguir certinho a receita, sem tirar nem por! E... é lóóóóógico que eu não segui!!!!! Mas... esse deu certo! Achei apenas que ficou um pouco forte. Melhor para servir num lanche da tarde do que no café da manhã. Apesar que eu comi no café da manhã, sem manteiga, sem nada e achei ótemo! :-)

Essa foto foi o André que tirou

A receita é quase a mesma do pãozinho anterior... mas com modificações:

-Usei 1 copo e 1/2 de soro de leite morno - a receita pede leite mesmo, mas eu usei o que ainda tinha sobrado da coalhada - que eu congelei
-2 colheres de sopa de margarina - dessa vez eu caprichei na colherada!
-1 colher de óleo
-Sal e açúcar - coloquei pitadas mais generosas
-Também aumentei o fermento: 2 colheres de sopa com chorinho e tomei cuidado para misturá-lo depois de colocar um pouco de farinha para que não encontrassem direto o soro quentinho..
-A novidade: mais ou menos 1/2 maço de cheiro verde - orgânico
-Aproximadamente 1/2 Kg de farinha - branca e integral, mas dessa vez, mais branca do que integral

Deixei crescer por duas horas. Dessa vez fiz um pãozão inteiro. Coloquei para assar  no forno a 200 graus por aproximadamente 50 minutos.


Mãe e irmão aprovaram! ;-)